Embora a camisinha seja um dos métodos contraceptivos mais divulgados, seu uso ainda está cercado de dúvidas e preconceitos. Muitos ainda duvidam da importância do hábito de usá-la, geralmente porque não tem clareza sobre os riscos que podem correr. Ou então porque acreditam que a camisinha deixa a relação sexual desconfortante.
Ela também é um dos principais métodos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mais conhecida como as DSTs, como a AIDS, gonorréia, sífilis, hepatite B, herpes genital, verruga genital (HPV) entre outras. Todas sendo consideradas doenças sérias que podem trazer uma série de riscos e complicações à saúde e preveni-las é e ainda continua sendo o melhor remédio, dependendo da consciência de cada um. Neste processo, informação e camisinha, sem dúvida, são instrumentos bastante eficazes. Para não fazerem uso da camisinha as pessoas costumam alegar vários motivos, com desconforto, confiança na parceira, vergonha, medo. No entanto, nenhuma dessas razões são suficientes quando se reconhece o risco que se pode correr. O uso da camisinha não deve causar constrangimento, mas sim mostrar cuidado com a parceira ou parceiro sexual e consigo mesmo. O medo e a vergonha podem ser superados em virtude do benefício que pode ser alcançado com o uso do preservativo.
Os homens costumam dizer que a camisinha atrapalha a ereção, porque é necessário fazer uma pausa para colocá-la. No entanto, é possível revestir o ato de colocar a camisinha em eroticidade. Os parceiros podem pensar várias formas criativas de estimular a ereção no momento em que param para revestir o pênis com o preservativo. Outro aspecto importante para garantir o sexo seguro é o diálogo, a conversa que pode evitar constrangimentos e equívocos e preservar os bons momentos que o sexo pode proporcionar. É importante você saber também que a camisinha requer alguns cuidados, como retira-la de sua embalagem somente no momento em que for usá-la, não rasgar a embalagem com os dentes, manter a camisinha longe do sol e da umidade, não utilizar mais de uma vez e nunca usar o preservativo que está guardado a muito tempo na carteira ou no bolso da calça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário